segunda-feira, 2 de março de 2015

Alien e o nono passageiro numa sala de cinema

 

No ano passado, durante uma mostra dos filmes de Stanley Kubrick, finalmente vi 2001 no cinema, algo espetacular. Pensando que não mais me surpreenderia vendo outro favorito no cinema, pude assistir a Alien, o Oitavo Passageiro numa outra mostra, esta de terror dos anos 70. Tudo bem, não foi a meeesma coisa que ver o clássico de Kubrick, mas vou dizer que não fiquei lá tão confortável vendo Ridley Scott em sua melhor forma, não...

Alien continua a me deixar extremamente desconfortável durante sua projeção. O clima tenso e ambientação fantástica de todo aquela situação me deixaram um tanto mal ao final do filme. Algo que impressiona é como Scott trabalha os sete personagens de forma a pouco nos dar dicas de quem morrerá ou daquele que sobreviverá – ou não – da luta contra o tal ser. 

Ripley, a forte protagonista do longa, é encarnada por Sigourney Weaver, que consegue muito bem transpor a gradual transformação da tripulante sem pecar nos exageros. Entendemos, e sofremos junto a ela, como o alien se torna um pesadelo para a moça. Isto ainda é bem aproveitado pela continuação de Cameron, mas não vamos nem considerar o que veio depois, né?


Vale lembrar a ótima edição do som de Alien, usando batimentos cardíacos, sons da nave e outros para a construção das situações. Ok, vamos ignorar os sons no espaço e tudo mais, nem todo mundo é perfeito.

Gosto muito de uma cena em especial que retrata a boa forma de Ridley naquela época. Trata-se do momento em que Ash, Ripley e Dallas entram na sala médica onde se encontra o “já não infectado” Kane. Nesta cena, a câmera fica escondida e está bem baixa, não acompanhando o movimento dos atores no cenário e retratando quase um ponto de vista do facehugger que os demais tripulantes estão à procura. O corte acontece somente após Dallas tomar um susto ao derrubar um objeto e Ripley gritar. A tensão, ao menos naquele momento, era quebrada – e para nós também.

Ah, lembrem-se disso.
9/10

-

Alien, o Oitavo Passageiro (Alien) - EUA 1979 - Direção: Ridley Scott | Roteiro: Dan O'Bannon e Ronald Shusett | Com Sigourney Weaver, Tom Skerritt, Veronica Cartwright, Harry Dean Stanton, John Hurt, Ian Holm e Yaphet Kotto
 
© 2014. Design por Main Blogger | Editado e finalizado por Guilherme e Carlos