segunda-feira, 5 de janeiro de 2015

Não são Filmes de Plástico, são filmes de ouro

 

Dizer que os filmes de Thiago Correia, Maurílio Martins, André Novais Oliveira e Gabriel Martins são de plástico é de uma modéstia que não está no gibi. De Contagem para o mundo, este grupo faz filmes que valem ouro, conquistando até mesmo indicações no cobiçado Festival de Cannes.

Criada em abril de 2009, a Filmes de Plástico é uma produtora audiovisual de Contagem, cidade mineira que faz parte da região metropolitana de Belo Horizonte. Logo no primeiro curta-metragem, Filme de Sábado, os rapazes mostram a que vieram. Na trama, o jovem André, após mergulhar no tédio de um sábado, decide montar uma mini-praia em seu quintal, com cerveja, guarda-sol e tudo. O curta de Gabriel Martins nos prova que uma praia pode ser feita numa casa, assim como um filme. Pode ser que a locação ou o orçamento atrapalhem, mas a experiência está ali, nada a tira dali. E é isso que vale.



Nos demais trabalhos com a assinatura da produtora, Contagem atesta que a montagem é um elemento primordial no desenvolvimento de uma história e Dona Sônia pediu uma arma para seu vizinho Alcides comenta a forma como mexem conosco as lembranças e marcas do passado. Ainda assim, nenhum é tão forte e impactante como Fantasmas, o curta-metragem que narra a difícil tarefa do esquecimento.


Quando tive a oportunidade de fazer um workshop com André Novais, foi levantada a questão da informalidade nos diálogos. Afinal, seus filmes exalam mineiridade, nada de diálogos engessados ou aquela linha dura para os atores não fugirem uma vírgula do roteiro. O porquê de não fazer o que todos já fazem tão à risca? "Fica que nem novela da Globo", respondeu André. E o fato de carregar uma identidade tão forte sem desprezar suas raízes apenas engrandece seus filmes.

Assim como Woody Allen e Martin Scorsese transpuseram para o cinema a forma como viam Nova York, a Filmes de Plástico coloca Contagem com grande estilo na sétima arte.

Obs.: Atualmente, a produtora conta com um canal no Vimeo que reúne seus filmes e finaliza o longa Ela volta na quinta.
 
© 2014. Design por Main Blogger | Editado e finalizado por Guilherme e Carlos