sábado, 31 de janeiro de 2015

Breve comentário sobre Sniper Americano

 

Durante a chamada Ocupação do Iraque, o atirador norte-americano Chris Kyle matou mais de 150 pessoas, ganhando assim o posto de "o sniper mais letal dos EUA". Kyle, interpretado por Bradley Cooper em Sniper Americano, faleceu em 2013 e se tornou uma lenda estadunidense. Afinal, o longa de Clint Eastwood é islamofóbico? Promove o militarismo? É patriota?

De início, isso nem é o que mais chama atenção no filme. A narrativa, dividida entre os momentos vividos por Kyle no Iraque e quando ele retorna para casa, é tão bem construída que o desenvolvimento é perfeito. Montada de forma peculiar por Joel Cox e Gary Roach, mostra ainda um efeito de causalidade de toda esta vivência de Kyle em terras iraquianas. 

Outro ponto fortíssimo do longa de Clint é a guerra, tão real e intensa. Além das desenfreadas sequências envolvendo invasões e embates, o filme tem momentos em que o silêncio e a concentração de Kyle valem por toda a cena, sendo logo a primeira uma das melhores. Nela, o atirador se depara com uma criança que pode representar certo perigo ao exército norte-americano.

Muito bem interpretado por Bradley Cooper, Chris raramente questiona parte de suas ações. Sofre com os efeitos ao voltar para casa, sente com peso certo arrependimento, mas não as questiona. Seus companheiros o chamam de "lenda", "herói". Ele não se enxerga desta maneira. Em grande parte, senti que Eastwood, apesar de não julgar tanto as ações norte-americanas naquele embate, também não tomava um posicionamento quanto ao atirador. Porém, ao final, vê-se uma clara homenagem, uma exaltação da figura de Chris e do que ele representou para o embate. O que é triste.

Sniper Americano é um grande filme. Sua mensagem ou interpretação da coisa, nem tanto.

8/10

-

Sniper Americano (American Sniper) - EUA 2014 - Direção: Clint Eastwood - Roteiro: Jason Hall, Chris Kyle, Scott McEwen, James Defelice (livro) - Com Bradley Cooper, Sienna Miller, Kyle Gallner, Cole Konis, Ben Reed
 
© 2014. Design por Main Blogger | Editado e finalizado por Guilherme e Carlos