quinta-feira, 8 de janeiro de 2015

Breve comentário sobre Operação Big Hero

 

Operação Big Hero começou como uma série da Marvel da qual eu nunca tinha ouvido falar em toda minha vida. Em 1998, era lançada a primeira revista com o supergrupo criado por Steven T. Seagle e Duncan Rouleau. Pelo que pude ver (e até ler) de algumas coisas espalhadas, houve uma suavização muito grande para que todo este universo e personagens se encaixassem num filme Disney. Ainda assim, o longa-metragem se sustenta bem durante pouco mais de 1h40m de projeção.

Uma animação de super-heróis que já possuíam origem e histórias em outra mídia. Isso chama atenção logo de cara, afinal, trata-se de um filme da cota anual Walt Disney. O roteiro, que passa das mãos dos criadores até o trio Jordan Roberts, Daniel Gerson e Robert Baird, impressiona por decisões inteligentes já no começo. Envolver morte e apresentar diversos conceitos pseudocientíficos para crianças não é nada fácil, mas Don Hall e Chris Williams, que dirigem, acertam na mão.

Complexos e com motivações críveis, os personagens de Operação Big Hero são interessantemente densos. Nem os "vilões" são tão vilões assim, eles têm motivações boas. Até o recente Capitão América: O Soldado Invernal se entrega ao batido maniqueísmo do subgênero. Ponto para a animação.

A cidade onde toda esta maluquice acontece não poderia ser outra senão San Fransokyo, a bizarra mistura de São Francisco e Tóquio. O longa explica isso? Não, e nem precisa. Nestas e outras questões, Big Hero 6 acerta por simplesmente não explicar demais.

Como de praxe, um curta é exibido logo antes do filme. A Refeição é quase tão bom quanto Paperman e outros. Poderia ter sido passado para o final para assim não ofuscar tanto a atração principal.

8/10

-

Operação Big Hero (Big Hero 6) - EUA 2014 - Direção: Don Hall e Chris Williams - Roteiro: Jordan Roberts, Daniel Gerson, Robert L. Baird, Paul Briggs e Joseph Mateo. Duncan Rouleau e Steven T. Seagle (HQ) - Com vozes de Scott Adsit, Ryan Potter, Daniel Henney, T.J. Miller, Jamie Chung, Damon Wayans Jr, Genesis Rodriguez e Alan Tudyk
 
© 2014. Design por Main Blogger | Editado e finalizado por Guilherme e Carlos