terça-feira, 30 de dezembro de 2014

Os quadrinhos mais bacanudos de 2014

 
Em território brasileiro, os quadrinhos deram um grande salto este ano. Além de HQs de vários países lançados pelas editoras tupiniquins, tivemos um grande número de obras nacionais que também se destacaram.  Após ler baitas revistas e outras não tão boas, separamos um tempinho para mostrar quais foram as mais bacanudas de 2014.


Justiceiro Max – Rei do Crime foi um dos caprichados encadernados lançados por aqui. Nas mãos de Jason Aaron e Steve Dillon, a HQ apresenta um roteiro muito bem montado e uma bela arte. Na trama, um grupo de chefões da máfia armam planos para acabar com o Justiceiro e para isso criam a figura de um “rei do crime”, na tentativa de tornar a execução destes mais fácil. Porém, The Punisher não se rende tão fácil e nos proporciona sequências de ação memoráveis. Sem dúvidas, Rei do Crime foi uma agradável surpresa e só não entrou no pódio por questão de detalhes.

Se no ano passado os principais destaques pertenciam ao selo Graphic MSP, neste ano não foi diferente. Para fechar com outra bela obra, tivemos o lançamento de Astronauta – Singularidade. Na HQ que a introduziu, o personagem de Mauricio viajara sozinho para o espaço, desta vez, ele vai na companhia de uma doutora e de um Major para investigar um buraco negro. Magnetar foi uma obra espetacular e, sem dúvidas, bem superior a Singularidade. Ainda assim, o segundo trabalho de Danilo Beyruth para o selo não deixa de ser ótimo e ainda conta com a colorização de tirar o fôlego de Cris Peter.


3º Lugar – Sweet Tooth

Confesso que fiquei um pouco confuso com os traços bizarros de Jeff Lemire nos primeiros volumes de Sweet Tooth. Porém, a arte vai fazendo sentido e aos poucos estabelece uma baita ligação com o roteiro do próprio Lemire. A história mostra um mundo pós apocalíptico em que uma doença vai matando as pessoas e tornando as que nasceram depois do “Flagelo” em híbridos. Todo o belo desenvolvimento do roteiro culminou em um final sensacional, que saiu no começo deste ano em território brasileiro, no encadernado Jogo Selvagem. Leia as partes um e dois de nossa crítica.

2º Lugar – Bidu - Caminhos

Olha aí a Graphic MSP nos presenteando com mais um grande álbum. De Eduardo Damasceno e Luis Felipe Garrocho, temos uma HQ que mostra como Franjinha e Bidu se tornaram melhores amigos. A arte se conecta muito bem com o roteiro e, juntos, formam uma obra que, de um jeito leve, demonstra o verdadeiro valor de uma boa amizade. Vale ressaltar também que os personagens principais foram feitos através da maneira típica dos autores. Eles souberam respeitar as obras de Mauricio de Sousa e fizeram um excelente trabalho, que foi também o escolhido pelos leitores, com 38% dos votos. Caminhos é, de fato, um dos grandes destaques do cenário brasileiro deste ano.


1º Lugar – O Quinto Beatle: A História de Brian Epstein

Se tem uma HQ obrigatória para todos os leitores é O Quinto Beatle, de Vivek J. Tiwary e Andrew C. Robinson. Tudo bem que a revista foi lançada ao final de 2013, mas foi só agora que chegou por aqui, pela Editora Aleph. A graphic novel narra a história do empresário dos Beatles, Brian Epstein, um dos responsáveis pelo estrondoso sucesso da banda inglesa.

O roteiro conta como Epstein conseguiu o sucesso com os Beatles e os desafios por ele enfrentados (ele era gay e vivia na Inglaterra, onde havia leis nas quais era difícil uma pessoa se revelar homossexual). O Quinto Beatle conta com uma arte incrível e uma colorização fantástica. Destaque também para a Editora Aleph, que lançou a revista em um formato agradável e com uma ótima qualidade de papel, em um preço acessível. 

Apesar de ser uma HQ esteticamente perfeita, o grande mérito de O Quinto Beatle é apresentar, de forma clara, uma pessoa que foi muito importante na história do quarteto. Como disse o próprio Paul McCartney, “se existiu o quinto Beatle, ele foi Brian”. Se você gosta do som dos meninos de Liverpool, você tem de conhecer um pouco mais sobre um dos responsáveis pelo seu sucesso, e a HQ de Tiwary e Robinson proporciona isso da melhor maneira possível.
 
© 2014. Design por Main Blogger | Editado e finalizado por Guilherme e Carlos