sábado, 27 de dezembro de 2014

Breve comentário sobre O Lobo atrás da Porta

 

Em 2014, pensei que nenhum outro filme me deixaria tão pasmo e pensante como Garota Exemplar. Aí veio O Lobo atrás da Porta, que, com uma trama ainda mais amarrada e um desfecho inacreditável, pôde confirmar que eu, inocente, não sabia de nada.

Inspirado em famosos casos de desaparecimento de crianças e outros como Fera da Penha (não procure se quiser evitar spoilers), Fernando Coimbra monta uma história que nos fisga logo no começo, com Sylvia (Fabiula Nascimento), uma mulher de meia idade, descobrindo que um desconhecido havia buscado sua filha Clara na creche. É aí que Bernardo (Milhem Cortaz), seu marido, também comparece à delegacia para que possa tomar ciência da situação e contribuir para a investigação. No mesmo dia, Bernardo possuía um encontro com sua amante Rosa (Leandra Leal), uma das suspeitas de ter sequestrado Clara.

Coimbra mescla a essência de um filme policial com pitadas de drama, romance e, ao final, suspense. Chamam atenção seus planos fechados e os movimentos de câmera que mais se assemelham a um olhar que descobre as situações. Estes nos aproximam ainda mais de seus personagens fortes e muitíssimo bem construídos, ressaltando a complexidade com a qual são trabalhados também por seus talentosos atores. Do trio que compõe as peças-chaves daquela história, Leandra Leal é a que merece mais atenção.

Ao passo que aquela crível história se desenvolve nas mãos de Coimbra, prendendo a atenção do espectador a todo momento, reflexões e críticas são suscitadas, às vezes sutil, às vezes diretamente. O Lobo atrás da Porta comenta questões acerca de relacionamentos extraconjugais, opinião pública, violência contra a mulher e outros sem deixar a peteca cair.

Se não te chocar a forma como o roteiro é absurdamente trabalhado durante os 100 minutos de projeção, seu desfecho com certeza o fará. De desaparecimentos, assassinatos, mistérios e casos policiais que 2014 nos proporcionou, O Lobo atrás da Porta é um dos melhores.


10/10
-

O Lobo atrás da Porta - Brasil 2014 - Direção e roteiro: Fernando Coimbra - Com: Milhem Cortaz, Leandra Leal, Antonio Saboia e Fabiula Nascimento
 
© 2014. Design por Main Blogger | Editado e finalizado por Guilherme e Carlos