quarta-feira, 3 de dezembro de 2014

Breve comentário sobre Magia ao Luar

 

Já virou clichê, ainda mais se tratando de Woody Allen, dizer que ou você o ama ou o odeia. Visando a corrigir este problema, proponho outro esquema quanto aos filmes do nova-iorquino: ou você não gosta ou ama ou está incrivelmente apaixonado. Já transitei por estas três fases e Magia ao Luar comprova que, sim, passei a amá-lo apaixonadamente.

Também, não é pra pouco. O filme nos leva aos “dourados” anos 20 quando o cético mágico Stanley (Colin Firth) se vê envolvido em paixões pela médium Sophie (Emma Stone), isso depois do mágico se convencer de que Sophie era uma farsante e tentar encontrar uma maneira de desmascará-la. Parece mesmo que Woody se cansou um pouco de Nova York e resolveu continuar por transitar em terras europeias. Desta vez, a trama passa pela Alemanha, França e Inglaterra, sempre acompanhada por uma música que só o bom velhinho sabe escolher (já começando nos tradicionais créditos iniciais).

Doce, suave e extremamente agradável, Magia ao Luar não se espreme para fazer graça ou envolver o espectador naquele romance, realiza estas e outras façanhas com uma sensibilidade que só não é mais bonita que a fotografia de Darius Khondji (Meia-Noite em Paris). O trabalho com a iluminação natural e o cuidado com os ambientes internos quentes e aconchegantes remetem até mesmo ao que Kubrick executara, juntamente a John Alcott, em Barry Lyndon – e não é exagero algum dizer que são dois dos grandes filmes que fizeram isto tão bem.

Se os ruivos cabelos de Emma Stone já distinguem bastante a atriz das demais mocinhas vividas em trabalhos passados, sua atuação contida, mas muito delicada, a torna outra personagem marcante da obra de Allen. Aí sim, acho exagero já coloca-la onde outras queridinhas do cineasta chegaram, mas Stone está quase impecável por aqui. Ainda estou me recuperando quanto às fortes britanicidades saídas da boca de Colin Firth.

É uma pena pensar que não teremos Woody Allen pelo tempo que gostaríamos, mas é um alento realizar que o tempo que vem lhe rendendo tem contribuído tanto ao cinema.

8/10

-

Magia ao Luar (Magic in the Moonlight) - EUA 2014 - Direção e roteiro: Woody Allen - Com: Colin Firth, Emma Stone, Marcia Gay Harden, Simon McBurney e Hamish Linklater
 
© 2014. Design por Main Blogger | Editado e finalizado por Guilherme e Carlos