terça-feira, 11 de novembro de 2014

Tirando a poeira de Como Estrelas na Terra

 

Ishaan (Darsheel Safary) tem oito anos, é cheio de imaginação e gosta muito de desenhar e brincar. Solitário, tem como amigos os cães e os peixes do aquário. Suas brincadeiras passam por poças d'água e pipas. Ele não presta nenhuma atenção nas aulas e, antes de ser reprovado por preguiça e rebeldia, seus pais o transferem para uma escola interna. Num primeiro momento, o garoto se sente abandonado e sofre com a separação. Mas o professor de arte Nikumbh (Aamir Khan) percebe a existência de um problema e, na busca da solução, devolve a alegria e a auto-confiança de Ishaan. [Sinopse do CinePlayers]

Depois de ver tantos filmes hollywoodianos, resolvi fugir um pouco da rotina e assistir a alguns estrangeiros. Um deles foi o indiano Como Estrelas na Terra, de 2007, que conta com direção da dupla Aamir Khan e Amole Gupte e é considerado por muitos um dos melhores filmes indianos dos últimos anos.

A trama apresenta um roteiro bem leve e voltado, em grande parte, para o público infantil.  Amole Gupte desenvolveu um ótimo roteiro, que mostra muito bem a rotina do protagonista Ishaan e como ele deve se adaptar aos problemas da vida. A história conta com um drama bem desenvolvido e muitos momentos que fogem da mesmice e monotonia.

O que mais me chamou a atenção durante a projeção foi sua trilha sonora. As músicas do trio Shankar-Ehsaan-Loy acompanham de forma perfeita muitas cenas importantes da trama. O destaque vai para a ótima Kholo Kholo, que é uma das canções que funciona como um clipe dentro da película.

Os diretores fizeram um ótimo trabalho. Isso se deve ao fato de terem conseguido deixar uma trama que, mesmo tendo um drama leve, pudesse ser dirigida para qualquer tipo de público. Destacam-se também a fotografia, que apresentou um trabalho plausível durante toda a trama, e as belas atuações de atores experientes, como é o caso de Aamir Khan e dos mais inexperientes, como é o caso de Darsheel Safary.


As quase três horas de filme foram muito bem aproveitadas e passam bem rápido.  Mesmo que não apresente grandes reviravoltas ou tramas muito amarrados, a forma como a história foi montada tornou-a um grande mérito da produção indiana. Como Estrelas na Terra é um filmaço, com uma direção eficiente e uma história emocionante que traz grandes lições de vida, é um filme que você deve assistir, independente de qual é o seu gênero favorito ou qual seja a sua idade.

9/10
-

Como Estrelas na Terra (Taare Zameen Par) - Índia 2007 - Direção: Aamir Khan e Amole Gupte - Roteiro: Amole Gupte - Com: Darsheel Safary, Aamir Khan, Tanay Chheda, Sachet Engineer, Tisca Chopra e Vipin Sharma
 
© 2014. Design por Main Blogger | Editado e finalizado por Guilherme e Carlos