segunda-feira, 16 de junho de 2014

Você conhece o Codecademy?

 

Minha incapacidade de somar e subtrair me afastou de um curso superior que envolvesse matemática. Não compartilho daquele pensamento que “o que você fazia de melhor no ensino médio serve de base pro seu futuro”, mas acredito que um conjunto de gostos, opiniões e afinidades o levam a decidir – ou não – por uma graduação que tenha mais a sua cara. Se penso que faculdade é algo que você deve fazer? Não tenhamos ideias tão antiquadas.

É este o momento que você vem e fala: por que diabos encheu tanta lingüiça para falar de programação? Acontece que estudar algo relacionado já me ocorreu há algum tempo, mas deixei isso de lado para então cursar Jornalismo. E aí que vem o plot-twist da coisa: conheci o Codecademy, um site que introduz aos leigos diferentes linguagens da programação de uma maneira intuitiva e prática. Lá você faz exercícios, conhece as estruturas daquilo que quer aprender e tira dúvidas num fórum bem interessante. Ah, eu já falei que você não precisa pagar nada para usar o site?

Isso não quer dizer que o projeto de Zach Sims e Ryan Bubinski tenha inflado em mim aquela vontade de trabalhar na área. Mas, como blogueiro, conhecer um site que oferece uma forma tão interessante de ensinar aquilo que há tempos tento entender (leia-se HTML) é, no mínimo, digno de minha atenção.

Sem nos tacar textos ou livros chatíssimos, o Codecademy e outros projetos passam adiante um conhecimento que algumas pessoas querem, e que, por quaisquer motivos, não puderam usufruir. E veja bem, não se trata apenas do ensinar, muito menos de ensinar sem cobrar, mas de como realizar tal proeza. E é desta maneira – que, por sinal, já vem se alastrando internet afora – que esta apreensão do conhecimento torna-se menos maçante e, quem diria, divertida.

-

Eu não tinha o intuito de entrar em questão tão reflexivas como as que citei acima, mas já que foi, o que você acha disso tudo? Já conhecia o Codecademy? Deixe seu comentário logo abaixo e volte sempre!
 
© 2014. Design por Main Blogger | Editado e finalizado por Guilherme e Carlos