domingo, 29 de junho de 2014

Tirando a poeira de Chico Bento - Pavor Espaciar

 

Os pais de Chico Bento saem e deixam o menino em casa com sua galinha Giserda, seu porco Torresmo e seu primo Zé Lelé. Era para ser uma noite tranquila, mas alienígenas invadem a Vila Abobrinha e Chico e sua turma são abduzidos.

Depois de Astronauta - Magnetar e Turma da Mônica - Laços se destacarem, chegou a vez do caipira mais famoso do Mauricio de Souza receber sua própria graphic novel neste novo projeto. O autor e desenhista escolhido para a revista foi Gustavo Duarte (Monstros!), que já desenhara Chico Bento no especial “MSP 50 - Mauricio de Sousa por 50 Artistas”, de 2009.


O roteiro é simples e caberia muito bem em uma revista mensal do Chico. Porém, Gustavo Duarte utiliza muitas e divertidas referências da cultura pop (como comparar os E.Ts a um famoso faraó) e consegue misturá-las com momentos bem engraçados na trama. Os poucos diálogos presentes na revista são muito bons e condizentes com o personagem original.

"Magnetar" e "Laços" nos trouxeram algumas lições de vida interessantes. A amizade foi explorada pelos irmãos Cafaggi e a solidão foi o foco de Danilo Beyruth. O que pode ser considerado como um ponto negativo da obra de Duarte é o fato de ela não possibilitar uma abstração maior com as anteriores.

Se o autor falhou em não proporcionar momentos emocionantes e/ou verdadeiros aprendizados, ele conseguiu desenvolver uma arte impecável. Já que a HQ conta com poucos diálogos, a arte é o destaque e mostra traços muito bem feitos dos personagens e dos ambientes onde estão. A edição da Panini, mais uma vez, merece destaque. Há uma introdução do Mauricio de Sousa, alguns extras bem interessantes com as etapas do desenvolvimento da revista e um texto mostrando a biografia do artista.


O terceiro volume da Graphic MSP é inferior aos primeiros. Tudo bem que a arte é bem interessante e o roteiro, apesar de ter suas falhas, nos proporciona momentos bem divertidos. Contudo, por mais que não encontremos o mesmo brilhantismo que os autores anteriores nos proporcionaram, o objetivo do projeto foi cumprido, apresentando um quadrinista que soube mostrar o seu próprio estilo sem desrespeitar o Chico Bento que conhecemos.

[RECOMENDADO]
 
© 2014. Design por Main Blogger | Editado e finalizado por Guilherme e Carlos