sábado, 14 de junho de 2014

A Câmera Multiplano

 

Todos sabemos que Walt Disney (Valdisnei) foi um dos maiores expoentes da animação e que a qualidade de suas produções é indiscutível. Grande visionário, soube seguir as tendências que surgiam e contribuir, e muito, para o cinema de modo geral. Vamos falar hoje sobre um aparelho revolucionário desenvolvido por ele e seus engenheiros para adicionar perspectiva nos cenários de suas animações.

O método tradicional de fazer animações é o de películas de acetato. Inicialmente é feito o cenário, que é fixo, em seguida, para os movimentos de objetos e personagens, é feito um desenho em uma folha transparente de acetato que corresponde a um passo do movimento. Quando todas as folhas estão prontas, elas são postas sobre o cenário que já foi desenhado, assim o objeto se integrará, já que a folha e transparente, e a cada frame (foto) da animação deve ser trocada a folha de acetato correspondente ao passo seguinte do movimento. Esse método é oficialmente chamado de Truca de Animação.

Obs. 1: Por isso, em desenhos como Pica-Pau e Dragon Ball, sempre sabemos qual será a o próximo objeto a se mover, pois quando são sobrepostas varias camadas de acetato a tonalidade do objeto muda.


O grande problema desse método de animação era a falta de profundidade que os cenários tinham por serem feitos em apenas uma camada de base ou, no máximo, outra que era posta por cima para que a personagem ou o objeto interagisse melhor com a cena. Para solucionar esse problema, Walt Disney, Ub Iwerks e William Garity inventaram a Câmera Multiplano (Multiplane Camera).

A Câmera Multiplano consistia em uma estante composta por uma câmera no topo apontando para baixo e varias plataformas de vidro, nos quais eram desenhados os vários planos de um mesmo cenário, que mudam de altura para alterar a profundidade e correm de um lado para o outro para criar o efeito paralaxe.

Vamos entender melhor com o vídeo abaixo:


Obs. 2: Esse tal de "paralaxe" não é o inimigo do Lanterna Verde, e sim o nome do efeito ótico gerado quando objetos sobrepostos se movimentam em velocidades diferentes, dando a impressão de profundidade. Basta imaginar o cenário do jogo Super Mario World. Inclusive o nome real do vilão é "Parallax".  ;)


Enfim, animação é um nicho cinematográfico muito rico, por isso podemos aprofundar mais com o tempo, então nos ajude com o seu feedback para sabermos por onde seguir. Até a próxima!
 
© 2014. Design por Main Blogger | Editado e finalizado por Guilherme e Carlos