sábado, 31 de maio de 2014

Moiré, um pesadelo dos cineastas amadores

 

Com a chegada das famosíssimas câmeras DSLRs (Digital Single Lens Reflex, também chamadas de HDSLRs) vários produtores independentes foram ao delírio. As DSLRs são tão amadas por terem praticamente todos os benefícios e preços de câmeras fotográficas, como a troca fácil de lentes dos mais variados tipos, sensores maiores e de alta qualidade, portabilidade... E que ainda vêm com o bônus da filmagem em HD e Full HD.

Mas como nunca tudo são flores, as maravilhosas vantagens das DSLRs trazem consigo alguns problemas. Vamos falar hoje do famoso e temido Moiré (pronuncia-se "moarê").

O (d)efeito Moiré se da por uma interferência criada por um padrão visualizado através de outro. Como assim? Como as câmeras com sensor digital tem um padrão de atualização de pixels formado horizontalmente, quando filmamos um plano ou objeto com um padrão de linhas ou rachuras muito finas e contrastadas de forma vertical, acabamos criando um padrão indesejado, como no exemplo abaixo...


É comum ver este padrão quando uma pessoa está vestindo uma camisa ou jaqueta de tecido listrado, e se torna mais perceptível ainda quando essa pessoa se move. Devido a isso, repórteres e outros profissionais que aparecem regularmente na televisão são instruídos a evitar roupas que poderiam causar o (d)efeito.


Veja algumas formas de evitar o Moiré nas DSLRs:

  • Alterando a distância e o ângulo da câmera em relação ao objeto filmado, desta forma a sobreposição de padrões mudará; 
  • Alterando o ponto de focagem. A nitidez do objeto cria um contraste muito forte que acaba criando o moiré; 
  • Alterando a abertura da lente, assim a difração da luz poderá mudar a um ponto em que o efeito não seja captado; 

Outra forma, mais cara, de anular o Moiré das filmagens em DSLRs é comprando um pequeno filtro que deve ser colocado próximo ao sensor. Assista ao vídeo abaixo:



Bom, galera, isso é tudo! À medida que o tempo for passando podemos entrar mais nessa área e falar sobre produções mais "amadoras" e independentes. Por favor, deixe suas críticas, sugestões ou agradecimentos no espaço para comentários logo abaixo. Até a próxima!
 
© 2014. Design por Main Blogger | Editado e finalizado por Guilherme e Carlos