terça-feira, 15 de abril de 2014

Crítica - Clube de Compras Dallas

 

No final da década de 1980, época em que o vírus da AIDS estava em seu auge, a FDA começou a fazer testes com uma nova droga que possivelmente amenizaria ou acabaria com o vírus. Porém, ela não se mostrou tão eficiente, fazendo com que pacientes sofressem ainda mais com a doença.

A história segue Ron Woodroof, um típico texano heterossexual que é diagnosticado com AIDS. Os médicos passam a dizer que ele só tem 30 dias de vida, mas Woodroof não aceita esse prazo e passa a se cuidar com remédios ilegais e consegue salvar muitas pessoas ao entrar no comércio desses medicamentos.

O filme é dirigido por Jean-Marc Vallée (C.R.A.Z.Y.) e é baseado em fatos reais. No elenco estão grandes atores como Matthew McConaughey, Jared Leto (ambos levaram o Oscar) e Jennifer Garner.


O roteiro é simples e bem executado em grande parte do filme, mas se perde ao focar-se nas críticas aos médicos da época e à FDA. Isso prejudica bastante a obra, pois o bom drama que poderia ser bem desenvolvido até o fim é deixado de lado.

Se o roteiro muitas vezes não ajuda, os atores fazem um excelente trabalho que contribui para que o filme não passasse em branco no Oscar. Matthew McConaughey soube representar muito bem a simplicidade, sagacidade e o drama de Woodroof, que faz de tudo para se salvar e ajudar outras pessoas em relação a AIDS. Jared Leto, que interpreta o travesti Roy, também faz um ótimo trabalho e tem uma grande importância para a trama.

Outro grande trunfo do longa é a maquiagem (feita por Adruitha Lee e Robin Mathews) que consegue representar muito bem as características de pessoas que viveram nessa época. Devemos destacar também a montagem, que apresenta as situações vividas por Woodroof em uma ordem cronológica, mostrando cada dia de sua vida.


Mesmo com alguns problemas no roteiro, "Clube de Compras Dallas" apresenta uma trama aceitável, com atuações e maquiagem sensacionais, que renderam 3 Oscar para o filme. Para quem gosta de um bom drama, esta é a escolha ideal.

[RECOMENDADO]
 
© 2014. Design por Main Blogger | Editado e finalizado por Guilherme e Carlos