sábado, 5 de abril de 2014

Bullet Time - Curtindo o momento com Matrix

 

Desacelerar o tempo já é algo lindo de se ver, porém, mais legal ainda é dar literalmente um "rolé" pelo cenário enquanto a ação está rolando em seus mínimos detalhes.


O famoso efeito Bullet Time se tornou extremamente popular a partir de "Matrix" em 1999, com a famosa cena (entre outras) em que o protagonista Neo (Keanu Reeves) se desvia de alguns tiros se inclinando para trás. O legado de Matrix é extenso. As referencias estão por toda parte, desde jogos eletrônicos, como Max Payne e Bullet Storm, até novelas da Globo, sim, você não leu errado...


Ok, agora como fazer?


Basicamente, para congelar o tempo ou desacelerar, não precisamos nesse caso de uma câmera com fps alto e sim de várias câmeras sequenciadas no caminho que seria percorrido por uma câmera só.

Explicando melhor, é impraticável correr com uma câmera a 1200 fps (o conceito de fps já foi explicado no post sobre Câmera Lenta e Câmera Rápida) por um trilho durante uma fração de segundo, mas podemos simular o caminho que seria percorrido colocando em sequência uma quantidade de câmeras fotográficas que esteja de acordo com a quantidade de frames da cena.

O efeito pode ser apresentado em duas formas, em câmera lenta ou congelada. Na lenta é preciso que as fotos tiradas sejam feitas na sequencia em que as câmeras são posicionadas, desta forma cada uma capturará um momento da ação, consolidando a sequência real. Já no congelamento, todas devem fotografar ao mesmo tempo, assim todas as fotos representarão a mesma imagem, mas em ângulos diferentes.

Outro ponto interessante é o espaçamento entre as câmeras que deve ser milimetricamente calculado para garantir velocidade e fluidez. O movimento poderá acelerar ou desacelerar se alterarmos o espaçamento em sequencia gradativa, respectivamente, para mais ou para menos.


E isso é tudo, pessoal! Se possível, comente logo abaixo qual efeito cinematográfico que gostaria que fosse explicado ou apenas deixe sua crítica. Até a próxima!
 
© 2014. Design por Main Blogger | Editado e finalizado por Guilherme e Carlos