segunda-feira, 7 de abril de 2014

As histórias clássicas de Capitão América

 

Em 2012, a Panini lançou a "Coleção Histórica Marvel", uma série de quatro HQs. A primeira foi a do Capitão América, conhecido por ser o Primeiro Vingador e o herói mais patriótico de todos. A revista apresenta histórias bem interessantes lançadas na revista "Captain America" e outras que faziam parte da "Tales Of Suspense" (que reunia o Homem de Ferro e o Sentinela da Liberdade).

Primeiramente falemos da origem do herói, presente em "Captain America Comics #1". Apesar da trama simples e mal explicada em muitos momentos, a primeira história é bem divertida (principalmente se levarmos em conta a linguagem utilizada na época). Somente pelo fato da capa mostrar o Capitão socando a cara de Hitler e de Bucky se tornar seu aliado de forma inexplicável, o início do herói é muito bacana.

Em outra história, Steve Rogers recebe a ordem de cuidar da mansão dos Vingadores. Até ai tudo bem. Mas enquanto ele dá uma olhada em seu álbum de fotos, um grupo de bandidos resolve assaltar a mansão e o herói tem de derrota-los. Essa história é ainda mais divertida que a primeira, pois tudo o que o herói faz com os seus adversários é descrito nos diálogos.

Não podemos nos esquecer do Caveira Vermelha, o maior vilão do herói. Esta HQ traz duas histórias imperdíveis escritas de Stan Lee e Jack Kirby, em que o Capitão tem de deter o vilão, que tem planos para dominar o mundo. Além disso, a Hidra também incomoda bastante o Primeiro Vingador.


Depois de tantas histórias divertidas, ainda há espaço para duas tramas que são um pouco mais dramáticas. Na primeira, “Para que não Esqueçamos” o herói é tido como morto e é quase toda narrada por Tony Stark, que vangloria seu grande amigo através de seus muitos fatos heroicos. A continuação fecha a revista com chave de ouro e tem a participação especial dos Vingadores.

Também é preciso destacar o ótimo trabalho feito pelos roteiristas (Joe Simon e Stan Lee) e pelos desenhistas (Jack Kirby e Jim Steranko). Além de terem ideias avançadas pela época em que a HQ foi feita, esse grupo se destacou por escrever e desenhar histórias inusitadas e bem desenvolvidas de um dos heróis mais conhecidos da Marvel.

O trabalho da Panini também chamou a atenção. Além de uma capa bem feita e que representa todo o clima que a revista se propõe a resgatar, há também um belo trabalho de edição (com capas em todas as histórias) e uma tradução bastante eficiente.


A primeira edição da Coleção Histórica Marvel é uma HQ que todo fã de quadrinhos deve possuir em sua coleção. As tramas são incrivelmente divertidas, nos dão uma ideia de como a nona arte funcionava em diferentes contextos e ainda foram feitas por grandes ícones.

[MUITO RECOMENDADO]
-

Clique aqui para acompanhar todo o especial do herói.
 
© 2014. Design por Main Blogger | Editado e finalizado por Guilherme e Carlos