sábado, 22 de março de 2014

Inversão de Valores - A Camera Rápida e a Lenta

 
Desde o surgimento das primeiras câmeras de cinema o conceito tem sido o mesmo: uma sucessão de fotos feitas em sequência, quando projetadas, criam a sensação de movimento.


À medida que o cinema foi tomando forma, por necessidade, certos padrões foram criados. Hoje falaremos sobre FPS (que neste caso não tem nada a ver com Counter-Strike). FPS (Frames Per Second) é a unidade de medida que indica a quantidade de fotogramas que são captados/projetados por segundo.

Existem diversos padrões criados para diversos fins. O Padrão cinematográfico é de 24 FPS, ou apenas 24p, já o padrão de TVs americanas é de 30p. Existem muitos padrões, tanto experimentais quanto oficiais, um bom exemplo é o caso de "O Hobbit", de 2012, que foi filmado em 48p (o dobro do habitual) para que pudesse ser projetado em 3D com mais fidelidade, já que tal tecnologia necessita de uma "dupla projeção".

Dois efeitos especiais muito utilizados por serem quase sempre lindos (exceto pelo Willem Dafoe) e extremamente ricos se tratando de linguagem são a Câmera Lenta e Câmera Rápida.

O efeito chamado de Câmera Lenta consiste em desacelerar o tempo da imagem, enquanto a Câmera Rápida faz o contrário.

Abaixo dois exemplos. Respectivamente Michael Bay com seus excessivos usos de Câmera Lenta e um compilado com as Câmeras Rápidas de "Breaking Bad".



Podemos considerar um erro de nomenclatura ao analisar como é produzido o efeito. Para fazer o efeito de Câmera Lenta, ao contrário do que é propriamente dito, precisamos de uma câmera mais rápida.

Não entendeu?

Voltemos ao conceito de FPS, se 30p é o padrão para uma imagem com o lapso de tempo normal, para que seja projetada uma imagem com metade do tempo precisamos captá-la com o dobro do tempo. Dessa forma os detalhes que não foram captados em 30p entre um frame e outro serão captados em 60p.

O contrário também acontece, a chamada Câmera Rápida refere-se ao efeito produzido com uma câmera que trabalha lentamente. Para um vídeo de 48s de duração que retrata um lapso de tempo de 24 horas, precisamos apenas de 1 fotograma a cada minuto.

É importante ressaltar que o padrão de exibição não deve mudar, caso for filmado em 60p, a projeção em Câmera Lenta deve ser em 30p (metade do tempo). O mesmo serve para a Câmera Rápida.

Obs.: O erro de nomenclatura não se enquadra nos nomes em inglês Slow Motion e Time Lapse.


Bom, se você chegou até aqui, muito obrigado. E não se esqueça de comentar aqui em baixo caso tenha alguma duvida crítica ou sugestão para um post futuro.
 
© 2014. Design por Main Blogger | Editado e finalizado por Guilherme e Carlos